Cuidados de Emergência

24h | 219 348 550

 

Dicas para treinar e domesticar papagaios

Nunca bater no animal

O mais importante quando tentamos corrigir comportamentos errados em psitacídeos é nunca bater no animal. Além de o podermos magoar, estamos a fazer com que o animal adquira medo e tente morder para se defender. Eles não são pessoas, pelo que não compreendem que estão a fazer alguma coisa errada.

Asas correctamente cortadas

Veja se o seu animal tem as asas correctamente cortadas. Se o seu papagaio consegue voar, aumenta as probabilidades de poder fugir, de se magoar e de se considerar o líder do bando.

Não use luvas para o agarrar

Embora possa ter medo de o agarrar, os animais assustam-se com as luvas, além de as associarem à mão humana que passam a recear. Use um poleiro ou uma toalha para o agarrar.

Estabeleça uma palavra de comando para o animal

Coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga da ave. Com uma pressão ligeira encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro dizendo a palavra de comando. Faça isto sempre que retirar a sua ave da gaiola pois irá facilitar a correcção de comportamentos errados.

Mantenha o seu papagaio sempre abaixo do nível do seu ombro

Se não o fizer o animal vai sentir-se dominante. Na natureza a sua dominância é demonstrada através do posicionamento num ramo mais elevado.

Se a sua ave estiver a fazer alguma coisa que não é adequada deve dizer “Não!”

Com voz firme, mas sem gritar, e depois da voz de comando, coloca-lo na gaiola coberto por uma toalha durante 20 minutos. As aves são animais sociais, pelo que não gostam de ser deixadas sozinhas, o que as leva a perceberem que um mau comportamento as conduz à escuridão!

Não se esqueça de recompensar um bom comportamento

Quando se comportar bem, retire-a da gaiola, faça-lhe festas na cabeça e brinque um pouco com ela. Ela responderá melhor ao treino se tiver um estímulo positivo.

Não recompense maus comportamentos

Se lhe der atenção quando se está a comportar mal está a dar um reforço positivo. Se lhe gritar, está a dar-lhe atenção, que é o que ela quer. Mais vale dar-lhe com um esguicho de água e colocá-la no escuro durante 20 minutos.

Não brinque com ela nem a retire da gaiola se está num mau dia

As aves são extremamente sensíveis e notarão as suas emoções.

A paciência é o principal segredo

Tal como todos os animais, as aves necessitam de tempo para perceberem qual o comportamento que esperamos delas. Não consegue mudar o seu comportamento da noite para o dia.

Rui Patrício, Veterinário de Animais Exóticos