Como alimentar a sua tartaruga
A maioria das tartarugas aceita uma grande variedade de alimentos, e corre para o dono na altura da alimentação, no entanto os seus requisitos alimentares são estritos e uma dieta incorreta pode conduzir à morte.
Chave para o sucesso
Particularmente devastador para estes animais é a falta de cálcio, que necessitam para o crescimento ósseo. Para conseguirem metabolizar o cálcio as tartarugas necessitam de Vitamina D3. Enquanto algumas espécies conseguem utilizar a Vitamina D3 existente nos alimentos outras como a tartaruga egípcia (Testudo kleimanni) ou a tartaruga mapa (Graptemys kohni) necessitam de radiação UV para produzir a Vitamina D3 na pele. Por este motivo, a qualidade dos alimentos é tão importante como a quantidade.
A salada...
De forma a providenciar cálcio suficiente a salada faz parte da dieta de grande parte das tartarugas. Esta deve ser partida de acordo com as dimensões do animal e misturada de modo a não serem escolhidos os alimentos preferidos, usando vegetais ricos em cálcio como as cenouras, couve-flôr, endívias. Podem ser adicionadas algumas frutas bem como suplementos vitamínicos e cálcio.
As carnívoras...
Para tartarugas carnívoras como as tartarugas da Flórida, a salada irá apenas constituir uma pequena porção da sua dieta à base de carne, peixe, minhocas e crustáceos. Granulado para peixes, cães e gatos pode ser oferecido com alguma regularidade ou então granulado próprio para tartarugas. Os camarões secos são o equivalente a nós comermos as cascas dos camarões.Ficaria satisfeito?Não.Então tente evitar.
As que gostam de variar...
Tartarugas como as tartarugas caixa (Terrapene spp), que dividem o seu tempo entre o solo e a água geralmente preferem minhocas, frutas e insectos como grilos e tenébrios. Algumas podem comer granulados depois de amolecidos em água. Suplemente com verduras.
Tartarugas terrestres
As tartarugas terrestres, como a tartaruga de patas vermelhas (Geochelone carbonaria), gostam de uma mistura de frutas e vegetais com um suplemento protéico á base de granulado, minhocas ou ovo. As tartarugas de deserto, como a tartaruga de esporões africana (Geochelone sulcata) devem ser alimentadas com feno, vegetais e granulado próprio. Não se deve abusar da proteína, pois se as tartarugas tiverem um crescimento mais rápido que o natural ficarão com deformidades na carapaça.
Quanto e quando?
O estômago de uma tartaruga é mais ou menos do tamanho da sua cabeça. Para a maioria das espécies esta deve ser a chave para a sua alimentação diária. A maioria das tartarugas, especialmente as mais jovens, devem ser alimentadas diariamente. Para uma tartaruga caixa adulta, a alimentação diária deve ser 3 colheres de sopa de mistura de vegetais e alguns tenébrios. Saberá quando tem fome quando começar a andar ao redor do terrário procurando o local onde lhe coloca normalmente a comida.
Dieta e exercício
Apesar das tartarugas terem um metabolismo elevado necessitam de exercício. Na natureza passam grande parte do tempo à procura da comida. Se lhes der alimento vivo, obriga-as a fazer exercício, evitando a obesidade. Como saber se está obesa? Tal como as pessoas, começam-se a notar massas protuberantes, não na cintura mas entre as patas.
Temperatura
A digestão apenas ocorre a temperaturas adequadas. Certifique-se qual a temperatura adequada para a espécie que pretende comprar.
Água
As tartarugas aquáticas retiram a água do ambiente onde vivem, mas as terrestres, apesar de a retirarem dos vegetais, devem ter sempre à disposição um recipiente com água.
Rui Patrício, Veterinário de Animais Exóticos