Osteopatia craneomandibular
A osteopatia craneomandibular é uma doença rara que ocorre principalmente em cães jovens de raça West Highland White terriers, Scotish terriers, Boston terriers e outros terriers. Nos West Highland White terriers está associado a um gene autossómico recessivo, contudo o aparecimento em outras raças sugira outras causas, como por exemplo, infecção óssea pelo vírus da esgana.
Sintomas
Esta doença é geralmente diagnosticada entre os 3 e os 8 meses de idade quando os cachorros afectados demonstram inflamação da articulação da mandíbula, dificuldade na mastigação, dificuldade em abrir a boca, salivação ou combinação destes sintomas. Os sintomas podem flutuar, alterando entre períodos de exacerbação e remissão dos sinais clínicos. Podem alternar também com períodos de febre.
Esta doença é auto-limitante até aproximadamente um ano de idade, quando as alterações de crescimento do osso ficam estagnadas e por vezes regridem.
Tratamento
O tratamento é muito limitativo, uma vez que a única opção é aliviar o desconforto das dores com analgésicos e anti-inflamatórios nos períodos em que a doença se manifesta mais. Recomenda-se uma avaliação periódica (mensal) através de radiografias de controlo.
O prognóstico é reservado, dependendo das alterações ósseas que o animal desenvolva.