Cuidados de Emergência

24h | 219 348 550

 

Como escolher o réptil adequado

Embora para um amante da herpetologia seja fácil ficar enamorado de um réptil quando o observa numa loja, comprá-lo por impulso não é nunca uma boa opção.

Para que tenha a certeza que o animal que escolheu é o adequado para si e para evitar desilusões e experiências frustradas é muito importante que faça o “trabalho de casa” antes de o comprar.

Pesquisa

Antes de comprar qualquer animal em que possa estar interessado é recomendável que se informe a respeito dos cuidados de manutenção. Leia livros, fale com criadores, veterinários ou pesquise na internet. Quanto custam normalmente? Antes de comprar compare preços em diferentes lojas, verifique o tipo de informação que cada loja lhe dá,  bem como o apoio pós venda e o tipo de garantias que lhe são oferecidas.

Maneio e Alimentação

Deve informar-se qual a alimentação. Vegetariano, carnívoro ou insectívoro? Consegue arranjar sempre alimento de acordo com as necessidades? Consegue ter o tempo necessário para disponibilizar nos cuidados do seu animal? E nas férias?

Tem de providenciar o alojamento adequado. Atenção às dimensões do animal adulto que podem ser muito diferentes de quando jovem. Não basta ter um terrário e comprar o animal. Não se pode esquecer de todo o equipamento que necessita para a correcta manutenção destes animais: aquecimento, recipientes para a água, iluminação, termómetros e higrómetros aparelhos de pulverização.

Não se esqueça que cada espécie requer um tipo específico de alojamento e de dieta. Cada uma possui uma temperatura óptima de manutenção que tem de ser mantida artificialmente. A temperatura, humidade e alimentação são vitais para a sobrevivência dos répteis.

Os répteis não são cães ou gatos, e se alguns toleram bem o manuseamento outros poderão ficar extremamente stressados. Está preparado para ter um animal num terrário apenas para contemplar? E os seus familiares?

Quantos animais pretende ter? São compatíveis? Pretende comprar animais jovens ou já adultos? Todas estas perguntas deverão ter resposta antes de comprar o seu réptil.

Despesas com o Veterinário

Outro aspecto a considerar são as despesas com o veterinário. Sim, os répteis também precisam de ir ao veterinário. Quer para fazer o check-up anual quer quando adoecem, e não é por serem animais mais “pequenos” que as consultas irão ser mais baratas!!!

Para mais informações deve contactar uma loja de animais especializada ou um veterinário ANTES de adqurir o animal.

Répteis aconselhados para principiantes

  • Cobra do milho
  • Gecko leopardo
  • Dragão barbudo
  • Dragão de água
  • Tartarugas caixa

Rui Patrício, Veterinário de Animais Exóticos