Cuidados de Emergência

24h | 219 348 550

 

Doença cardíaca

As doenças do coração são um problema muito comum nos cães e nos gatos, sendo mais frequente nos cães. O coração é o orgão mais importante no corpo. O coração recebe o sangue do corpo, ejectando-o para os pulmões, onde é oxigenado, regressa ao coração e é novamente ejectado para o resto do corpo.

Quais os sintomas da doença?

A doença cardíaca (insuficiência cardíaca) pode causar acumulação de fluido nos pulmões e/ou abdómen, assim como uma inadequada circulação de sangue em vários orgãos vitais, como os rins, fígado, pulmões, etc.

Sintomas como tosse, por vezes incontrolável e com maior frequência à noite, dificuldades respiratórias, diminuição da tolerância ao exercício, distensão abdominal, podem ser devidos a insuficiência cardíaca.

O que causa a doença?

Os defeitos nas válvulas cardíacas (mais comum nos cães) e no músculo cardíaco (mais comum nos gatos), trauma e Dirofilariose, podem causar sintomas de falência cardíaca.

Nos cães o percurso da doença é geralmente progressivo e poderá ser mais grave. Com maneio e cuidados apropriados poderá viver uma vida relativamente normal.

Nos gatos a ocorrência de doença cardíaca aparece geralmente de forma repentina e requer acção imediata do Médico Veterinário. Uma das causas mais frequentes é a deficiência em Taurina (aminoácido), como causadora de doença nos gatos, sendo muito importante a alimentação com dietas apropriadas, ricas em taurina.

Como se diagnostica?

O Médico Veterinário realizará um exame físico completo do seu animal de estimação, podendo ser necessário alguns exames de diagnóstico complementares (radiografias, electrocardiograma, ecografia, análises sanguíneas, etc.).

Como se trata?

O tratamento dos doentes com insuficiência cardíaca visa melhorar a circulação sanguínea e a função cardíaca, podendo, nos casos mais graves, ser necessária a hospitalização.

Que cuidados devo ter em casa?

Deverá ter muita atenção ao tratamento do seu animal de estimação em casa. O tratamento prolongar-se-á até ao final da vida do seu animal, visto nestes casos não haver cura completa, apenas tratamento sintomatológico.

Proteja o seu animal de estimação de situações de stress, exercício extremo, humidade e temperaturas elevadas, assim como temperaturas muito baixas.

Respeite as medicações prescritas e indicações fornecidas pelo Médico Veterinário e contacte-o caso ocorra algum problema ou dúvidas. Deverá fazer check-up’s regulares no seu Médico Veterinário, conforme as indicações fornecidas.