Cuidados de Emergência

24h | 219 348 550

 

Toxoplasmose

O que é a Toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma doença sistémica causada pelo Toxoplasma gondii, (uma coccídea parasita que tem o gato doméstico como hospedeiro definitivo).

Infecções por Toxoplasma em crianças e adultos saudáveis muitas vezes são assintomáticas ou causam apenas sintomas ligeiros semelhantes a uma gripe.

Após a infecção, o Toxoplasma pode-se enquistar em vários tecidos. Em pessoas saudáveis este fenómeno não representa um perigo, embora pessoas com doenças imunossupressoras (SIDA, etc.) possam desenvolver quadros cerebrais agudos.Se uma mulher grávida contrair umainfecção primária, o parasita pode atravessara placenta e infectar o feto, provocando abortos ou partos prematuros, podendo os bebés sobreviventes ficar com danos neurológicos permanentes.

São os gatos a fonte primária de infecção humana?

Indirectamente sim, porque os gatos são o hospedeiro definitivo do parasita, ou seja, são os únicos animais onde o parasita pode completar o seu ciclo de vida e como tal, os únicos animais que excretam oocistos (ovos microscópicos) com capacidade infectante.

No entanto, a maioria das pessoas contrai toxoplasmose através do consumo de carne malcozinhada com parasitas enquistados nos músculos ou alimentos mal lavados que sofram contaminações cruzadas.

Quais são as carnes mais prováveis de estar infectada com Toxoplasma?

A carne de porco mal cozinhada é provavelmente a maior fonte de infecção.

Carne de borrego, carneiro, frango e animais de caça, como o veado e javali, entre outras, são também susceptíveis de causar infecção. Para além das carnes são também fonte de infecção as saladas e vegetais contaminados por fezes e que são consumidos sem serem devidamente lavados.

Qual é a probabilidade de infecção ao fazer a higiene diária da liteira do gato?

Não é muito provável. Desde que se sigam algumas regras de bom senso e higiene.

É necessário um dia ou mais para que os oocistos se tornem infectantes à temperatura ambiente, como tal, a remoção diária da areia do gato impede o desenvolvimento de estádios infectantes, mesmo que o animal esteja a libertar oocistos.

Um gato infectado liberta oocistos?

Um gato infectado pode libertar oocistos durante cerca de 3 semanas após a infecção primária. Normalmente, um gato que liberte oocistos uma vez, não o voltará a repetir mesmo que contacte novamente com o parasita.

Pode-se contrair Toxoplasmose ao manipular um gato infectado?

A maioria dos gatos que estão em fase de libertação de oocistos apresentam diarreia, sendo que fezes firmes de gatos não contaminam significativamente a sua pelagem.

Geralmente, mesmo que haja contaminação do pêlo, por norma os oocistos não permanecem na pelagem tempo suficiente para que ocorra a esporulação e fiquem infectantes.

É seguro para uma mulher grávida possuir um gato de estimação?

Sim, as hipóteses de contrair Toxoplasmose através do consumo de carne mal cozinhada são muito maiores que o risco de infecção através do seu gato. Mas, a não ser que a pessoa saiba que é imune à Toxoplasmose (através de testes sanguíneos) , o bom senso aconselha que a tarefa diária da limpeza da liteira do gato seja delegada a terceiros, e se tal não fôr possível, a grávida deverá usar luvas, mudar a areia diariamente e lavar as mãos de seguida.