Composição da dieta para psitacídeos
Todos os componentes devem misturar-se no mesmo recipiente. As frutas e a verduras podem ser raladas, picadas ou cortadas em pedaços muito pequenos para evitar que ave os estrague ( uma vez habituada, podem cortar-se em pedaços maiores ). Todas as alterações à dieta devem ser realizadas pouco a pouco, introduzindo cada novo componente de forma gradual.
Sementes de cereais
Meio comedouro – 50%
- Mistura de sementes especiais para psitacídeos (com o mínimo de sementes de girassol)
- Mistura a granel que deve conter: 1 parte de milho, 1 parte de aveia descascada, 1 parte de alpista, 1/3 parte de semente de nabo, 1/2 parte de sementes de girassol (as sementes de girassol são mito pobres em vitaminas e minerais, e contêm demasiada gordura e proteína. Ainda que seja o alimento preferido destas aves devemos tentar reduzir a sua quantidade, mesmo que a nossa ave decida deixar de comer ou estrague o resto dos alimentos.
Verduras
Um pouco menos de meio comedouro – 45%
- Verdura fresca, limpa e cortada: espinafres, cenouras, abóbora, ervilhas, batata, feijão verde, lentilhas, grão (demolhados 12h em água).
- Macedónia de legumes: produtos comerciais congelados para consumo humano.
Fruta
2,5%
- Mínimo de três tipos de fruta da época limpa e cortada
Complementos
Oferecidos de forma rotatória, uma vez por semana – 2,5%
- Frutos secos (amendoins, nozes, amêndoas, figos secos...), carne fervida ( frango ) ou peixe magro cozido, iogurte, queijo fresco, requeijão, granulado de gato, ovo cozido;
- Cálcio: farinha de osso, blocos de cálcio para papagaios, osso de sépia;
- Grit (pedrinhas para ajudar na digestão): quantidade mínima de grit comercial.
Granulados formulados
Actualmente existem rações formuladas para aves psitácidas. São produtos formulados segundo as necessidades concretas de cada ave.
As vantagens de dar granulado consistem no facto de proporcionarem os nutrientes específicos para cada animal, e pouparem tempo ao proprietário. Uma vez que o animal se adapte a este tipo de dieta, não é necessário complementá-la com mais nada. No entanto, é aconselhável juntar pequenos pedaços de fruta e verdura à ração para entreter a ave e evitar o seu aborrecimento.
Alimentos Proibidos
Molhos e fritos, picantes e especiarias, enchidos e qualquer tipo de doce.
Rui Patrício, Veterinário de Animais Exóticos