Cuidados de Emergência

24h | 219 348 550

 

Insuficiência cardíaca

Uma das doenças mais comuns nos cães e nos gatos é a insuficiência cardíaca. O coração do seu animal de estimação é o orgão mais importante no corpo. O coração recebe sangue de todo o corpo e bombeia-o para os pulmões, onde recebe oxigénio, para depois voltar ao coração que bombeia este sangue rico em oxigénio de volta para todo o corpo.

Sinais de insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca pode causar a acumulação de líquidos nos pulmões ou no abdómen, e resulta também na deficiência em distribuição de sangue para os orgãos vitais como os rins, fígado, pulmões, etc.

Sintomas frequentes de insuficiência cardíaca são a intolerância ao exercício, dificuldades respiratórias, tosse, distensão abdominal, perda ou ganho de peso. Estes sintomas poderão sugerir doença cardíaca mas também estão presentes noutras doenças.

Causas

Defeitos nas válvulas e músculos cardíacos, tumores, trauma e dirofilariose (parasita cardíaco) podem causar doença cardíaca e originar insuficiência cardíaca. Nos cães a causa mais comum é um defeito numa válvula cardíaca no lado esquerdo do coração, enquanto que nos gatos a deficiência mais comum acontece no músculo cardíaco.

Nos cães a doença cardíaca é normalmente progressiva, tornando-se gradualmente mais comprometedora, sendo possível com a terapia adequada reverter alguns sintomas. Nos gatos o aparecimento de doença cardíaca é geralmente repentina e requere atenção veterinária imediata.

Diagnóstico

A história clínica é um dado muito importante no estabelecimento de um diagnóstico pelo médico veterinário, sendo também necessária a realização de exames complementares para avaliação do coração do seu animal de estimação, como por exemplo a realização de radiografias, electrocardiograma, ecocardiografia, análises sanguíneas, pressão arterial, etc. Muitos destes testes terão que ser repetidos para monitorização da eficácia do tratamento.

Tratamento

O médico veterinário terá prescrito medicação oral para melhorar a função cardíaca do seu animal, que deverá ser seguida cuidadosamente.

Poderá ser necessária a hospitalização para estabilização da condição do seu animal, nos casos mais graves. Se a doença do coração for detectada antes de complicações mais sérias terá de haver uma mudança na alimentação (baixa concentração de sódio).

Cuidados em casa

O seu animal irá precisar de atenção especial e carinho; proteja-o de situações de stress, excitação demasiada, exercício extremo, altas e baixas temperaturas e excesso de humidade. É muito importante que o seu animal tenha acesso a água fresca e limpa. Contacte o médico veterinário caso haja algum problema.

Dieta

O maneio dietético é muito importante no tratamento dos animais com doença cardíaca. Siga as instruções do médico veterinário na alimentação com a nova dieta terapêutica. Introduza devagar a nova dieta durante um período de 5 a 10 dias; misture as duas rações e aumente gradualmente a dieta prescrita. Se a nova ração não for facilmente aceite, aqueça e misture as latas (ração húmida prescrita) com a ração seca, ou simplesmente misture a ração seca com água morna. Seja paciente e haja com firmeza. Isto é muito importante porque o sucesso ou fracasso do tratamento poderá depender da nova alimentação.