Cuidados de Emergência

24h | 219 348 550

 

Doença do trato urinário inferior felino

A doença do trato urinário inferior felino, também conhecido como Síndrome urológico felino, é uma doença comum, porém ainda pouco compreendida, que afecta muitos gatos.

Os sinais de doença do trato urinário inferior incluem dificuldade em urinar, vocalização,tentativas frequentes de urinar, urina com sangue ou urinar fora da caixa. Em alguns gatos em que existe obstrução ao fluxo urinário, podem existir dor e sinais de doença (letargia,vómitos e debilidade).

Os tipos mais frequentes de doença do trato urinário nos gatos incluem uma condição inflamatória na bexiga e na uretra, assim como a formação de cristais ou cálculos na urina.

Os gatos afectados por este problema são normalmente de idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos, inactivos e com excesso de peso. Outros factores de risco incluem o stress, mudança no ambiente, ou mudançasna caixa das necessidades, dieta ou água de bebida.

Tratamento

Os gatos que exibem sinais de doença do trato urinário inferior devem ser examinados por um médico veterinário o mais breve possível. Se o animal estiver obstruído, deverá ser algaliado para resolver a obstrução, enquanto a reposição de fluidos e outra medicação é realizada para estabilizar o animal.

A avaliação de amostras de urina poderá ajudar à implementação do tratamento mais apropriado.

Cuidados em casa

Após ser examinado por um médico veterinário, o seu gato irá necessitar de uma dieta especial. As dietas para os gatos com esta doença são formuladas para minimizar a formação de cristais na urina e para manter um pH urinário ácido.

Deverá ter sempre água fresca ao dispor. Outras medidas que podem ajudar são: uso de duas caixas limpas e sempre acessíveis, encorajar ao exercício e perda de peso em gatos obesos, minimizar o stress ou mudanças na rotina.

Perguntas frequentes

Qual é a causa? É uma infecção da bexiga?

Apesar das infecções do trato urinário possam causar sintomas de doença do trato urinário inferior em cães e gatos, a maioria dos gatos com esta doença não têm infecção bacteriana dos rins ou da bexiga.

A irritação e o sangue que pode aparecer na urina, são causados por inflamação da bexiga, que pode ser causada por infecções, cálculos urinários, trauma ou tumores. Em muitos casos não é encontrada a causa subjacente. Suspeita-se que uma infecção viral ou o próprio sistema inflamatório possam causar esta patologia.

Vai voltar a acontecer? Se sim, quando?

Infelizmente as recorrências são comuns apesar do tratamento e dos melhores cuidados em casa. Por volta de 70% dos gatos afectados têm pelo menos uma recorrência; alguns gatos têm recorrências frequentes e requerem tratamento mais agressivo ou cirurgia.

Que podemos fazer para prevenir novas obstruções?

Os cuidados em casa são muito valiosos para prevenir novas obstruções. Se a análise de urina revelar a existência de cristais, a dieta e a ingestão de água podem ser muito importantes para prevenir obstrução.