Cuidados de Emergência

24h | 219 348 550

 

Leucose Felina

O que é e como se transmite a Leucose Felina?

A Leucose Felina é uma doença infecciosa causada pelo Felv (Feline Leukemia Virus) e transmissível através da saliva infectada quando os gatos se lambem uns aos outros, partilham pratos de comida e água, ou lutam entre si na altura da reprodução.

A Leucose Felina é actualmente uma das doenças infecciosas mais frequentes em gatos de rua, estimando-se que cerca de 15-20% da população seja portadora do vírus.

O vírus causa uma infecção fatal através do desenvolvimento de neoplasias (tumores) malignas, ou depressão imunitária (sistema de defesa do organismo) que leva ao desenvolvimento de doenças secundárias.

O vírus é muito pouco resistente no meio ambiente, sobrevivendo apenas 1 ou 2 dias e é facilmente eliminado pelos detergentes usuais, daí que o maior perigo de contágio seja pelo contacto directo entre gatos.

Quais os sintomas da doença?

A Leucose Felina é uma doença crónica, isto é, os gatos podem estar infectados e não apresentar sintomas durante meses ou anos servindo de fonte de contágio para os outros gatos com que contactam.

A maioria dos gatos com infecção por Felv morre cerca de 2 a 3 anos após a infecção, sendo as infecções secundárias a causa mais frequente de morte nestes animais, isto acontece por que o vírus destroi as defesas do organismo fazendo com que uma infecção ligeira para um gato saudável, se torne um risco de vida para um animal com Leucose.

Os gatos com Leucose podem apresentar abcessos recorrentes ou persistentes, infecções crónicas da boca (periodontites e estomatites), doenças respiratórias crónicas, diarreias, perda de apetite, etc.

O Felv provoca depressão da medula óssea onde são produzidos os glóbulos vermelhos e brancos do sangue. A diminuição da produção de glóbulos vermelhos leva a anemias que podem ser graves e a falta de glóbulos brancos diminui brutalmente a capacidade de defesa do organismo perante as infecções.

Qual é o tratamento da Leucose Felina?

Infelizmente não existe tratamento para o Felv, apenas é possível controlar as infecções secundárias recorrendo a antibióticos, controlar os sintomas secundários da doença e por vezes quimioterapia para aumentar o tempo e qualidade de vida do gato com tumores induzidos pela Leucose Felina.

Como posso evitar que o meu gato tenha Leucose?

Existem testes sanguíneos rápidos que permitem identificar se o seu gato está ou não infectado pelo Felv, é recomendado que todos os gatos recém adquiridos sejam testados para a doença e sejam mantidos em quarentena (afastados do contacto com outros felinos) até serem dados como não portadores do vírus.

As vacinas actuais são muito eficazes na prevenção da Leucose Felina, estando recomendada a vacinação a partir das 9 semanas de idade, seguida por um reforço 3 a 4 semanas mais tarde e reforços anuais.